sexta-feira, 27 de novembro de 2009

LISTA NÃO PERTURBE - QUE BLOQUEIO É ESTE AFINAL?

Lista não Perturbe- Bloqueio das ligações é baseado na Lei 13.226/08, regulamentada pelo Decreto Estadual 53.921/08
O cadastro para bloqueio do recebimento de ligações realizado pela Fundação Procon em São Paulo marca uma nova era para o setor de Contact Center. A Comportamento e Atitude, com base em pesquisas independentes realizadas ao longo dos últimos meses, acredita que a medida vem estimular estratégias de melhor aproveitamento do cadastro de clientes que não aderiram as listas chamadas de “Não Perturbe” e também uma tática eficaz para a capacitação dos profissionais do setor.
O Brasil está apenas se adaptando a situações que já acontecem há alguns anos em outros países, como Índia, Austrália, Filipinas, China e os Estados Unidos. Observando o comportamento de algumas sociedades como a Australiana, por exemplo, que possui características similares ao povo brasileiro de curiosidade e consumo, percebemos um decréscimo de cadastro da população no site do “Não Perturbe” Australiano no ano de 2008.
Foi constatado que o primeiro mês da lei vigente em São Paulo (desde 27-Março 2009) gerou uma preocupação de possíveis demissões de profissionais de telemarketing. Os quase 350.000 números de telefones cadastrados eliminam inicialmente 200.000 nomes do cadastro potencial de clientes no Procon-SP. Em números absolutos, este dado causa impacto, mas se realizarmos uma comparação proporcionalmente, notaremos que 200 mil cadastros representa na realidade, apenas 1% da população paulista, usando como base dados públicos da Internet que estimam em 19 milhões de habitantes a população da metrópole.
Ainda é cedo para avaliar os impactos da nova lei. Só vamos conseguir obter informações mais concretas de qual será a reação do mercado dentro de dois ou três meses. Mas acredito que todo este movimento é uma excelente oportunidade de qualificação do setor que as regulamentações nos apresentam, beneficiando a todos - consumidores por receberem uma abordagem de qualidade e trabalhadores que poderão investir em aperfeiçoamento e aproveitar a demanda do mercado para manter seus postos de trabalho. Também enxergo para este profissional, possibilidades de crescimento na carreira, bem como, para os empresários que terão a oportunidade do exercício das Melhores Praticas baseadas em normativas do setor e que atendam essa “Nova Era”.

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